Já é Patrimônio da Humanidade!

Cicerone veste vermelho e fala de São Cristóvão


Comissão da Unesco visitou São Cristóvão dias 20, 21 e 22 de agosto, para verificar in loco as informações da Inscrição da Praça São Francisco na lista de bens reconhecidos como Patrimônio da Humanidade. Formada pela representante da instituição, Dora Aríza Gusmán, e pelo vice-presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios no Brasil (Icomos), Eugênio de Ávila Lins, a equipe participou de reuniões com representantes da comunidade de São Cristóvão, da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado, Monumenta, IPHAN e Ministério Público. A perspectiva é que o resultado da avaliação seja anunciado em novembro, antes o ICOMOS irá apresentar em Paris, no mês de setembro, um parecer sobre a visita.

Enquanto intelectual engajado na elaboração do dossiê de inscrição, Thiago Fragata foi convidado para ciceronear a referida comissão nas ruas do centro histórico de São Cristóvão. Também participou das reuniões, inclusive da última ocorrida no dia 23 com os sócios do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Numa de suas intervenções ele "frisou que a cidade histórica já é Patrimônio da Humandade, falta a chancela da Unesco".


WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...