REFLEXÃO PARA O DIÁRIO DE LUTA

cartão natalino produzido pelo Cerimonial do Governo do Estado


Por Thiago Fragata

Dezembro é um mês que pede reflexão, balanço das ações, conquistas e derrotas. Planejar 2011 é também uma tarefa indispensável.

Nesse ano de 2010 alcançamos vitórias importantes. Estive envolvido em algumas causas, enquanto agente cultural apaixonado por São Cristóvão, e deixo registrado um pequeno memorando.

PRAÇA SÃO FRANCISCO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Para mim, a maior das conquistas foi a chancela da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade no dia 1 de agosto. Sem dúvida, a maior conquista coletiva (de Sergipe) que participei. Apesar das dificuldades enfrentadas, das resistências de toda ordem (minimizadas após a vitória, já que agora todo mundo acreditou, todo mundo contribuiu!) é momento de continuar pregando a união de todos para resolver os inúmeros problemas de gestão do patrimônio reconhecido, problemas de São Cristóvão.

MUSEU HISTÓRICO DE SERGIPE

Na gestão do Museu Histórico de Sergipe, no momento em que a instituição completou 50 anos de existência, fizemos grandes avanços. Quadruplicamos o número de visitantes; além de atender turistas executamos projetos e eventos com o foco na comunidade. As parcerias, os amigos de luta foram primordiais.

Lembrando algumas ações do Museu Histórico de Sergipe:

Cinema no Museu, 15 e 29/01

Missa do Cinqüentenário, 5/3

Projeto Noite de Histórias, 18 a 27/05

Reativação da sala Horácio Hora, 22/06

Música no Museu, 3/8, 30/9

Círculo dos Ogãs, 20/11

ELEIÇÕES 2010

Grande vitória (para Sergipe) foi a reeleição de Marcelo Deda, Governador. Fui as caminhadas, no carona de algumas carreatas, apitei, participei de programas televisivos. Fiz tudo que esteve ao meu alcance pela sua vitória. Fiz por entender e acreditar que ele é a melhor opção para Sergipe e São Cristóvão. Fiz o mesmo por Marcio Macedo, Deputado Federal eleito. Não cansei de torcer, de pedir votos para Dilma Rousself, Presidente eleita no segundo turno. Essas vitórias mim deixaram muito feliz.

Mas a minha felicidade não foi completa. O Deputado Estadual Professor Wanderlê Correia não conseguiu a reeleição. Fiquei triste. Triste em imaginar que o Deputado Estadual que colocou São Cristóvão e o meio ambiente como foco do seu mandato não mais usará a tribuna da Assembléia Legislatura. Triste em imaginar que o Deputado Estadual que convidou a Comissão Pró-candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade para usar a tribuna da Casa do Povo no fito de sensibilizar os seus pares sobre a importância da conquista para Sergipe não mais fará parte da Assembléia Legislativa. Quem mais sentirá falta da atuação parlamentar dele, acredito, será o povo.

Viver é lutar. Na luta, a derrota é uma possibilidade insofismável. Ela reorienta os planos, que assim seja para o companheiro Wanderlê Correia e para todos que se batem por um mundo melhor.

Não estou sozinho na luta. A muitos, dentre estes Wanderlê Correia, agradeço o apoio incondicional. Nominar todos os companheiros seria uma temeridade. Instituições, posso listar o Rotary Club São Cristóvão, Sub-Secretaria de Patrimônio Cultural (SUBPAC), Colégio Estadual Elísio Carmelo, Centro de Desenvolvimento Sustentável Oxogum Ladê, ONG Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE), Prefeitura Municipal de São Cristóvão, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação Zezinho da Everest, Câmara Municipal de Vereadores de São Cristóvão, Paróquia Nossa Senhora da Vitória, dentre outros.

Que Deus abençoe, ilumine a todos para que juntos possamos fazer de 2011 um ano pleno de conquistas, de felicidade. Que não falte saúde e coragem.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Anauê!

Axê!

Avoé!

Amem!


Thiago Fragata, São Cristóvão, 16 de dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...