I FASC: uma história em cartaz

Por Thiago Fragata

O I Festival de Arte de São Cristóvão ocorreu entre os dias 1 e 3 de setembro de 1972. Organizado pela Universidade Federal de Sergipe visando comemorar o sesquicentenário da Independência do Brasil o evento revelou-se uma grande e diversificada mostra das manifestações artísticas das várias regiões do Brasil.

O primeiro cartaz foi elaborado a partir de uma fotografia de Jairo Almeida, então fotógrafo oficial da UFS, com arte final de Nicolas Almeida. A imagem representa "um sol que fez renascer a cidade histórica para um novo tempo" como ressaltou João Pires Wynne no discurso de abertura. O monumento em destaque é o Convento de São Francisco.

A Universidade Federal de Sergipe lançou Uma História em Cartaz: FASC, em 2008. O catálogo foi idealizado por Thiago Fragata a partir de pesquisa que reuniu todos os cartazes. A coleta de dados teve a imprescindível colaboração de Cleber Santana.

Thiago Fragata - Poeta, historiador, diretor do Museu Histórico de Sergipe (MHS). E-mail: thiagofragata@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...