28 de Maio – MOBILIZAÇÃO PRÓ-FASC

cartaz do último FASC, 2005


Chegou a hora de mostrar que o Festival de Arte de São Cristóvão é assunto de grande valor.

Este sábado, 28 de maio, das 8 ás 12 horas, acontece o primeiro ato público do movimento ProFASC, iniciativa de moradores de São Cristóvão, artistas e agentes culturais voltada para a retomada e continuidade do prestigiado Festival de Arte de São Cristóvão, também conhecido como FASC.

Objetivo - O dia de mobilização tem como objetivo mobilizar, sensibilizar e convidar outros moradores de São Cristóvão para ter voz ativa no movimento, reivindicando a valorização da cultura como um caminho de fortalecimento da auto-estima e do desenvolvimento da cidade.

Articulação do movimento - O movimento que se reúne semanalmente desde o inicio de março de 2011, já produziu um manifesto, um blog cujo endereço é http://scprofasc.blogspot.com e já realizou diversas reuniões com representantes de órgãos públicos e instituições que estiveram envolvidas no planejamento e execução dos mais de 30 FASCs realizados desde o inicio da década de 1970 até o ano de 2005.

A receptividade por parte dos secretários de cultura, tanto do município, como do estado, foram bastante positivas, assim como da parte do delegado da representação nordeste do Ministério da Cultura, da chefe da representação estadual do IPHAN e dos pró reitores de extensão da UFS e do IFS.

PROGRAMAÇÃO

No dia 28 de maio será distribuído do manifesto, coleta de assinaturas e um cortejo cultural que contará com a participação de artistas e integrantes de grupos culturais da cidade e de outros municípios, representantes de ONGs e iniciativas culturais, estudantes, educadores, agentes culturais e cidadãos em geral.

Itinerário - O cortejo sairá da praça São Francisco e seguirá pelo beco do museu, rua das flores (Messias do Prado), pça do carmo, ladeira e feira (chegada),

Grupos confirmados:

Cia de Dança Rick di Karllo; Nelson Santos e Cia de Dança; Grupo União de Seu Jorge; Grupo Jovens que Encanta; ONG Ação Cultural; Capoeira Liberdade Negra; Grupo Arte da Sucata; Alunos do Curso de Restauração de Monumentos ONGs Saúde e Ação Cultural; Terreiro Oxogum Ladê; Grupo Cultura da Senzala; Grupo de Samba Opção; Carnavalesco Florivaldo (Flor); Ação Popular e Cidadania João Bebe Água; o ator Isaac Galcão e o poeta e historiador Thiago Fragata, dentre outros. De Aracaju está confirmada a presença da Cia Stultifera Navis; Instituto de Artes Cênicas (IACEMA); Banda de Pífano; Cantora Amorosa; ator Ivo Adnil, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated); Associação Brasileira de Documentaristas (ABD); Fórum de Artes Cênicas, dentre outros.

Serviço:

O quê? Ato de Mobiliação PróFasc

Onde? Concentração Praça São Francisco

Quando? Sábado - 28 de maio, das 8 ás 12 horas,

Para mais informações:

Zezito de Oliveira – 9993-4483

Gláuber de Souza - 9828 0476

http://scprofasc.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...