ENTREVISTA VEICULADA NA REVISTA IMPRESSÕES 2011

 
 
 
RESUMO: ENTREVISTA CONCEDIDA PARA RAMON DIEGO, DA REVISTA IMPRESSÕES 20/12/2011


Thiago Fragata recebe "Troféu Cidade Histórica" das mãos do jornalista Carlos Cardoso.
Foto: Gladston Barroso


Ele é historiador, poeta e Diretor do Museu Histórico de Sergipe; especialista em História Cultural pela Universidade Federal de Sergipe, sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e conquistou prêmio no “Concurso Nacional de Redação para Professores” promovido pela Academia Brasileira de Letras e Folha Dirigida, em 2003. Fui seu aluno, no Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, em 2006 e 2007. Encontrei Thiago Fragata nas redes sociais e fiz algumas perguntinhas, as respostas se acham destacadas na Revista Impressões abaixo, vale conferir.


REVISTA IMPRESSÕES - Você recebeu no último sábado, 17/12, o troféu Cidade Histórica, numa solenidade concorrida em que o Museu Histórico de Sergipe que você preside foi a única instituição cultural lembrada. Se não tiver enganado, este é o terceiro galardão que recebeste no último semestre do ano corrente. Bem, só é reconhecido quem tem serviços prestados. Dessa forma, pergunto a que se deve cada uma destas homenagens?


Sim, o troféu Cidade Histórica foi a terceira comenda recebida este ano. Sua indicação homenageia minha gestão enquanto diretor do Museu Histórico de Sergipe, instituição vinculada a Secretaria de Estado da Cultura que assumir em novembro de 2009. Em 27 de setembro recebi uma outra honraria, do Grupo Cultural Peneirou Xerém. O Peneirou Xerém é um grupo de dança junino popular e respeitado em Aracaju que instituiu, em 2005, a comenda “Melhores do Ano” para homenagear entidades e pessoas que se destacaram no cenário cultural sergipano. Creio que eles descobriram meu nome por conta da repercussão da Comenda Mérito Ordem do Mérito Aperipê, recebida no dia 8 de julho. Essa terceira homenagem foi motivada pela minha atuação a coordenação da Comissão Pró-candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, entre 2008 e 2010, sem esquecer que sou co-autor do dossiê de inscrição da referida praça para o seleto grupo de bens chancelados pela UNESCO em todo o mundo. (CONTINUA)

DESEJA RECEBER O ARTIGO COMPLETO?
ENCAMINHE SEU PEDIDO PARA O AUTOR
Email: thiagofragata@gmail.com
Você receberá o artigo (PDF) mediante pagamento de taxa de R$ 30,00 (trinta reais), esse valor simbólico custeará próximo livro de Thiago Fragata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...